Projecto sem impacto: Agir

O Projecto sugere que, durante esta semana, façamos algo mais pelo mundo, para além de reduzir a nossa pegada ecológica. O objectivo é envolvermo-nos um pouco mais como cidadãos e cidadãs na mudança efectiva da sociedade, através do voluntariado ambiental, contacto com políticos, ou o que quisermos, desde que seja para o bem comum.

Para entrar mais no espírito, sugiro que vejam, caso ainda não o tenham feito, a  Story of Change (História da Mudança), o último vídeo que veio no seguimento de uma série de outros, muito giros e elucidativos – em que o primeiro foi a Story of Stuff (História das Coisas), que deu origem a um projecto muito amplo.

(Para activar as legendas, clica-se no botão de legendas, no canto inferior direito: “cc” – captions.)

As sugestões que vêm no guia da Experiência parecem-me um pouco específicas para os EUA e, como tal, gostava de deixar outro tipo de sugestões:

  • A revista electrónica IM Magazine tem 365 sugestões de coisas positivas e simples que podemos fazer para ajudar a mudar o mundo… para melhor.
  • Procurar uma associação onde ser voluntário, nem que seja esporadicamente: Bolsa do Voluntariado, Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, Confederação Portuguesa do Voluntariado.
  • O voluntariado pode ser feito à porta de casa! Devemos estar atentos aos nossos vizinhos e à nossa rua, ver o que é necessário fazer e avançar!
  • Há hoje em dia uma série de sites com petições, que podemos assinar para pressionar governos e empresas a serem mais social e ambientalmente responsáveis: Causes, Avaaz, Amnistia Internacional, Greenpeace, AllOut, Care2 Petitionsite, entre muitos outros. Neste sites podemos também encontrar outras informações pertinentes e outras formas de colaborar.
  • Mandar e-mails às empresas a pressionar para que sejam mais ecológicas, dizendo, por exemplo, que não vão mais comprar os seus produtos se não diminuírem a quantidade de embalagens que usam para um mesmo produto.

Ultimamente o meu voluntariado tem sido mais esporádico, à excepção das petições on-line, que assino todos os dias várias, e do sem-abrigo aqui da rua, que ajudo várias vezes durante a semana (além de uma senhora velhinha, que também ajudo, mas menos vezes porque a vejo também menos vezes). Já fiz todas estas coisas esta semana.

Ainda esta semana, também, apanhei pilhas velhas do chão (na rua) e fui colocar no pilhão. É uma coisa que faço com frequência, porque as pilhas são mesmo uma fonte de poluição muito grande! É incrível como consigo encontrar tantas pilhas… parece que tenho um radar! (Mais incrível ainda é como há tanta gente a deitar pilhas para o chão… usa-se assim tantas pilhas quando se sai de casa?)

No passado fui voluntária permanente em várias associações e já encetei conversações com uma, para voltar ao activo. Tenho imensas saudades!

E desse lado, que acção concreta vão empreender?

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Wise up com as etiquetas , . ligação permanente.

6 respostas a Projecto sem impacto: Agir

  1. Judith diz:

    eu aínda nao pensei na accion. também assino muita petiçoes on-line e vou seguir assinando-as. quero ajudar en alguma iniciativa de { entre agujas y patitas } e acho importante difondir o projecto 🙂

  2. Adorei este post, pois já me está a ajudar na parte da acção. Para começar já assinei algumas petições e deu-me a conhecer, entre outros, a IM Magazine. Obrigada. Muito, muito bom. 😉

    • justwiseup diz:

      Obrigada! 🙂
      Assino tantas petições novas todos os dias, que poderia ter colocado uma lista maior… recebo por mail as petições, por um lado, e, por outro, a confirmação, quando assino, guardando tudo para saber onde é que andei a colocar o meu nome 😉

  3. Pingback: Projecto sem impacto: dia 7 – “giving back” | Wise Up

  4. Pingback: Activismo para todos os gostos! | Wise Up

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s