Projecto sem impacto: dia 5 – energia

Poupar energia é difícil quando tudo à nossa volta funciona com electricidade ou baterias.

Quando era mais miúda, fiz um forno solar com esferovite, vidro e papel de alumínio que resultou bastante bem… mas não tenho sequer uma varanda para poder aproveitar a magia do sol!

Portanto, cá em casa, tentamos poupar ao máximo a energia que nos é fornecida pelos sistemas actuais e pronto: lâmpadas economizadoras, luzes apagadas quando não são necessárias, apagar o forno e o fogão (neste caso, a gás) antes da comida estar pronta… temos uma fixa tripla com um botãozinho de ligar e desligar, para apagar facilmente a televisão e o computador, para não ficarem em stand by. Temos uma batedeira manual para bater claras em castelo, mas fiquei muito desiludida quando percebi que aquilo não aguenta quase nada e desmancha-se se rodarmos a manivela demasiado depressa… não se faz nada que dure, actualmente, e é muito frustrante!

Os electrodomésticos cá de casa são pelo menos classe A e tenho o hábito de lavar a roupa escura a frio, por exemplo. A branca tenho lavado quase sempre a 30º ou 40º, infelizmente, mas a roupa de trabalho do meu “companheiro de viagem” tem nódoas que não parecem sair de outra forma.

O esforço cá em casa é constante, em relação à poupança de energia, mas ainda temos de melhorar!

Adoro ter a televisão ligada enquanto estou ao computador! Esta semana fiz um esforço e apaguei-a várias vezes, ficando antes com música no computador. Achei que acabaria por consumir mais ou menos a mesma quantidade de electricidade, e sempre poupei a referente à TV.

Evitamos ao máximo usar o aquecedor, mas por vezes acabamos por o fazer, para secar a roupa que está dentro de casa a secar (quando chove lá fora) e já começa a cheirar a mofo!

São estas pequenas coisas que me incomodam bastante, pois não consigo ainda dar a volta… e são um milhão delas! Tenho estratagemas para poupança de energia por um lado e depois faço algumas daquelas coisas que sei que não é suposto, mas não sei contornar. Alguém tem alguma sugestão?! Como vos está a correr o projecto?

Esta entrada foi publicada em Wise up com as etiquetas . ligação permanente.

4 respostas a Projecto sem impacto: dia 5 – energia

  1. Judith diz:

    olá!
    é como si hoje “o mundo” tem me ajudado a poupar energia: temos uma fuga de gas no bloco por isso hoje o meu banho foi rápido e com água fria. além disso, como era tarde, eu não tinha necessidade de ligar o luz jejeje
    além deste problema, normalmente faço uma máquina de lavar por semana (ou semana e meia) e com o programa “eco”. como não tenho secador, seco a roupa no terraço.
    eu tampouce deixo os aparelhos em modo stand by (nem ao trabalho nem à casa), mas com o computador, telefone celular, etc. é muito difícil de controlar o gasto e economizar energia.
    ah! e eu vou me acostumar de novo a sempre subir as escadas e não usar o elevador 🙂

    • justwiseup diz:

      Por vezes o Universo conspira a nosso favor 😉

      Eu também acho muito complicado de poupar energia com todos os gadgets que temos, mas se formos poupando em geral, alguma ajuda estaremos a dar!

      Obrigada!

      Força 🙂

  2. Olá! Neste dia, para além dos cuidados diários (nada em stand by) utilizei as escadas em detrimento do elevador (quando não estava com as crianças), desliguei os telemóveis à noite para poupar bateria, coisa que me esqueço sempre… Enfim, vamos lá ver se aos poucos consigo melhorar alguns aspectos!

Deixe uma Resposta

