Projecto sem impacto: dia 5 – energia

Poupar energia é difícil quando tudo à nossa volta funciona com electricidade ou baterias.

Quando era mais miúda, fiz um forno solar com esferovite, vidro e papel de alumínio que resultou bastante bem… mas não tenho sequer uma varanda para poder aproveitar a magia do sol!

Portanto, cá em casa, tentamos poupar ao máximo a energia que nos é fornecida pelos sistemas actuais e pronto: lâmpadas economizadoras, luzes apagadas quando não são necessárias, apagar o forno e o fogão (neste caso, a gás) antes da comida estar pronta… temos uma fixa tripla com um botãozinho de ligar e desligar, para apagar facilmente a televisão e o computador, para não ficarem em stand by. Temos uma batedeira manual para bater claras em castelo, mas fiquei muito desiludida quando percebi que aquilo não aguenta quase nada e desmancha-se se rodarmos a manivela demasiado depressa… não se faz nada que dure, actualmente, e é muito frustrante!

Os electrodomésticos cá de casa são pelo menos classe A e tenho o hábito de lavar a roupa escura a frio, por exemplo. A branca tenho lavado quase sempre a 30º ou 40º, infelizmente, mas a roupa de trabalho do meu “companheiro de viagem” tem nódoas que não parecem sair de outra forma.

O esforço cá em casa é constante, em relação à poupança de energia, mas ainda temos de melhorar!

Adoro ter a televisão ligada enquanto estou ao computador! Esta semana fiz um esforço e apaguei-a várias vezes, ficando antes com música no computador. Achei que acabaria por consumir mais ou menos a mesma quantidade de electricidade, e sempre poupei a referente à TV.

Evitamos ao máximo usar o aquecedor, mas por vezes acabamos por o fazer, para secar a roupa que está dentro de casa a secar (quando chove lá fora) e já começa a cheirar a mofo!

São estas pequenas coisas que me incomodam bastante, pois não consigo ainda dar a volta… e são um milhão delas! Tenho estratagemas para poupança de energia por um lado e depois faço algumas daquelas coisas que sei que não é suposto, mas não sei contornar. Alguém tem alguma sugestão?! Como vos está a correr o projecto?

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Wise up com as etiquetas . ligação permanente.

4 respostas a Projecto sem impacto: dia 5 – energia

  1. Judith diz:

    olá!
    é como si hoje “o mundo” tem me ajudado a poupar energia: temos uma fuga de gas no bloco por isso hoje o meu banho foi rápido e com água fria. além disso, como era tarde, eu não tinha necessidade de ligar o luz jejeje
    além deste problema, normalmente faço uma máquina de lavar por semana (ou semana e meia) e com o programa “eco”. como não tenho secador, seco a roupa no terraço.
    eu tampouce deixo os aparelhos em modo stand by (nem ao trabalho nem à casa), mas com o computador, telefone celular, etc. é muito difícil de controlar o gasto e economizar energia.
    ah! e eu vou me acostumar de novo a sempre subir as escadas e não usar o elevador 🙂

    • justwiseup diz:

      Por vezes o Universo conspira a nosso favor 😉

      Eu também acho muito complicado de poupar energia com todos os gadgets que temos, mas se formos poupando em geral, alguma ajuda estaremos a dar!

      Obrigada!

      Força 🙂

  2. Olá! Neste dia, para além dos cuidados diários (nada em stand by) utilizei as escadas em detrimento do elevador (quando não estava com as crianças), desliguei os telemóveis à noite para poupar bateria, coisa que me esqueço sempre… Enfim, vamos lá ver se aos poucos consigo melhorar alguns aspectos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s