Projecto sem impacto: dia 6 – água

Basicamente tudo o que consumimos envolve água! É incrível, mas não é só para se produzir comida que a água é necessária. Se a água não servir como solvente, serve para lavar, para arrefecer… Um escritório precisa de água – para as pessoas, casas-de-banho, limpeza -, nós precisamos de água!

Com os nossos contadores, e ao pagar a factura, contabilizamos um pouco da água que consumimos. Para toda a restante água, aquela que não vemos e que está incluída em tudo o resto que consumimos, deu-se o nome de água virtual – ou seja, o volume de água necessário para produzir um bem ou serviço.

O conceito de água virtual é utilizado para se calcular a pegada de água (ou hídrica) de uma pessoa, um país ou um bem ou serviço. Saibam mais aqui, por exemplo, e aqui. Podem calcular a vossa pegada de água aqui (em inglês).

Acima de tudo, se consumirmos menos em geral, gastamos menos água!

Quanto a mim, tenho alguns sistemas cá em casa para poupar água: enquanto a água do banho não aquece, ponho-a num balde, para aproveitar para outros fins; tenho um lavatório na casa-de-banho em que a água usada vai directamente para o autoclismo e, assim, é usada nas descargas; tenho um recipiente para a água, tipo de campismo, com uma torneirinha, para onde vai a água de lavar os legumes, de cozer ovos… que depois é reutilizada principalmente para a loiça suja que precisa de ficar de molho.

Se tivesse construído uma casa de raiz iria aproveitar muito mais água! A água da chuva, a água do chuveiro… enfim, tudo estaria interligado e bonito! Decididamente tentaria também ter uma sanita seca… enfim, um sonho a concretizar no futuro, quem sabe! (Mas não irei construir uma casa nova, num local “virgem”! Já basta de tirar espaço à restante natureza!)

O que fazem para poupar água?

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Wise up com as etiquetas , , . ligação permanente.

2 respostas a Projecto sem impacto: dia 6 – água

  1. O gasto desenfreado de água e os plásticos, são das preocupações ambientais que mais me assolam. Partilho o mesmo sonho de um dia ter uma casa ecológica! Mas não era tão bom se estivesse naturalmente instituído em todas as habitações, a reutilização da água do lavatório, dos chuveiros e água pluvial?! Gostei muito do testemunho e informações contidas neste artigo!

    • justwiseup diz:

      Obrigada!

      Tens toda a razão… e acho interessante/estranho/preocupante que as casas actuais, feitas de raíz, até tenham alguma preocupação em relação à poupança energética – nomeadamente através do isolamento térmico e até no uso de painéis solares -, mas em relação à água continua tudo na mesma!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s