Activismo para todos os gostos!

Há muitas formas de ajudarmos o mundo a ser um sítio melhor para as pessoas e para os restantes seres vivos. Por vezes não sabemos por onde começar, mas é muito fácil: basta começar por nós mesmo/as e alterarmos pequenos hábitos! Na minha página do Facebook, vou dando dicas para dar este pequeno grande passo, deem uma espreitadela.

Depois, consoante os interesses, a disponibilidade e a motivação, há ainda uma panóplia enorme de opções. Há mesmo para todos os gostos e feitios, acreditem!

Vou então dar algumas sugestões, que vos poderão interessar e depois, quem sabe, motivar a continuar (espreitem também este meu post).

MUDAR O MUNDO SEM SAIR DA CADEIRA

aqui falei de como a nossa assinatura pode mudar muita coisa. Como tal, vou deixar aqui algumas sugestões de petições que estão a decorrer actualmente:

Há muitas mais, mas a lista já está a ficar extensa! Nestes sites podemos sempre explorar outras petições, há muito por onde escolher e há sempre petições que têm mais a ver connosco do que outras.

  • Podem ainda dizer às Nações Unidas o que querem do nosso mundo aqui (já mencionado antes).
  • Podem responder à consulta sobre a revisão da política europeia em matéria de agricultura biológica, que já tinha mencionado anteriormente.
  • Earth day 2013: as Alterações Climáticas podem parecer um problema distante para os nossos líderes, mas o facto é que elas já estão a provocar impactes reais nas pessoas, nos nos restantes seres vivos e nos lugares que amamos. Para ajudar a construir um mosaico global, podemos escolher uma foto que evidencie o fenómeno e enviar para este site.

MUDAR O MUNDO SAINDO DA CADEIRA

Uf! As listas são infindáveis e para todos os gostos! Todas as pessoas podem se enriquecer pessoalmente e contribuir com coisas boas para o resto do mundo. Até espalhar frases inspiradoras por onde passamos pode fazer bem ao mundo! É só encontrar aquilo que nos faz sentir bem e aplicar.

Eu actualmente assino muitas petições on-line e tenho principalmente ajudado um sem-abrigo da minha zona, uma senhora que passa bastantes dificuldades económicas (e de solidão), também da minha zona, e um gato “zarolho”, que vive na casa de uma amiga já bastante velhinha – paguei a operação ao olho e vou ajudando como posso… Vou ainda fazendo pequenas coisas, aqui e ali, mas tenho saudades do meu voluntariado em associações e espero brevemente voltar a ajudar nesse campo.

E desse lado, o que andam a fazer para mudar o mundo? Estão à procura de algo em particular? Pode ser que conheça e consiga ajudar! Comentem as vossas ideias e dúvidas 🙂

sei-meu-trabalho-uma-gota-no-oceano-citacao

(fonte da imagem – tentei eu fazer uma imagem, pois já há vários anos que sei esta frase de cor, mas ficava sempre com a letra super pequena e não se via! Tenho de descobrir como se fazem estas coisas…)

Esta entrada foi publicada em Wise up com as etiquetas . ligação permanente.

9 respostas a Activismo para todos os gostos!

  1. Achei este artigo muito inspirador! Obrigada pela partilha de toda esta valiosa informação! Bjo

  2. B. Cérise diz:

    Gosto imenso do teu post!
    Eu sou escoteira e tento dar o meu melhor no relacionamento com as outras pessoas. Nem sempre ando bem-disposta, mas tento ter sempre um sorriso para qualquer pessoa, mesmo aquelas rabugentas. Acho que ser simpática é uma das melhores formas de melhorar a energia que me rodeia:)
    Para além disto, tento racionar o consumo de carne (ainda não consegui instituir a Meatless Monday cá em casa), mas também se comem algumas vezes refeições vegetariana e há sempre muita sopa. Só acérrima defensora da reciclagem (não só plástico, papel e vidro, mas também tampas plásticas, rolhas de cortiça e eletrodomésticos velhos. Tudo tem o seu sítio) e da poupança de recursos (acho que é um bocado para compensar só andar de carro para o trabalho. Não tenho um trabalho fixo, por isso as deslocações são essenciais no meu dia-a-dia). Sei que podia fazer muito mais, mas ainda assim sinto-me feliz por tentar diminuir a minha pegada ecológica!

    Beijos*

    • justwiseup diz:

      Obrigada! 🙂

      Concordo que ser simpática é fundamental! Também sou muito, acho que acabo por ser conhecida por isso… e sabe bem 🙂

      Tudo tem o seu tempo. A partir do momento em que determinadas acções passam a ser um hábito, podes começar a adicionar outras! E qualquer dia estás ainda mais amiga do ambiente! 🙂

  3. Fiquei feliz por perceber que até faço algumas coisinhas. Para além de ser voluntária da Cruz Vermelha, já dei uma palestra sobre a situação de Taiji (na minha escola secundária, na altura!) e vou espalhando o Projecto Amelie no meu projecto “Cartas Cruzadas” (onde tento fazer as pessoas mais felizes com uma carta). Quem diria que fazia tanto afinal!
    http://letsmaketeanotwar.blogspot.pt/

    • justwiseup diz:

      Olá Mariana,

      Com os teus vários blogs e projectos, já me parecia que fazias muito… mas ser voluntária na Ceuz Vermelha também é muito fixe, parabéns!

      Há áreas para as quais não tenho estofo e, por exemplo, fui voluntária da União Zoófila apenas por um dia, porque sofri demasiado com o próprio sofrimento geral dos animais… deu cabo de mim! Mas em ONGAs e ONGDs já fiz muito voluntariado, mas sem lidar directamente com quem está em mais sofrimento.

      🙂

  4. Pingback: Na rua! Mas não paremos por aí… | Wise Up

Deixe uma Resposta

