Livros

LivrosAdoro livros! Adoro e desde sempre que me farto de gastar dinheiro em livros. Mas para quê? Vale realmente a pena comprar todos os livros que nos apetece ler?

Não me parece. Já nem dicionários precisamos de ter em casa, dado que a Internet facilita muito a nossa vida no acesso à informação que aqueles fornecem.

Contudo, ficaria muito triste se os livros desaparecessem. Para já, não acho um atentado ambiental ter um ou outro que gostemos mais: somos humanos, animais emocionais que se agarram a determinados objectos. Por outro lado, é bom tocar, sentir, cheirar um livro, principalmente no caso das crianças.

Há ainda a questão de saber se os livros electrónicos são mesmo mais ecológicos que os em papel. Hoje em dia faz-se muita publicidade a ter tudo o que tínhamos em papel, em versão electrónica, mas com o lixo electrónico a acumular-se a olhos vistos, com os metais pesados e minerais incluídos nos seus componentes, com as “nuvens” a gastarem muita energia para manterem os servidores… algumas pessoas já vêm dizer – e eu concordo – que dada a enorme pegada ecológica dos produtos electrónicos, talvez esta campanha contra o papel possa ser um lobby das grandes empresas de computadores e similares, em vez de uma proposta ecológica.

Deste modo, tenho me esforçado para cada vez mais requisitar livros nas bibliotecas e pedir emprestado, em vez de comprar livros (novos ou usados). Ainda não sou capaz de me desfazer dos que tenho em casa, mas acho positivo não adquirir mais.

Imprimir tudo o que aparece à frente na Internet também não é o mais ecológico, assim como ter facturas electrónicas parece-me mais “verde” do que ter em papel, pois estas últimas incluem a pegada ecológica dos Correios e o facto de se acrescentarem os envelopes, por exemplo, que acabam descartados. Mas em relação aos livros… em papel e requisitados em bibliotecas ou emprestados, parece-me o melhor.

Uma excelente “fonte” de livros grátis, partilhados, é o Bookcrossing. Cheguei a partilhar muitos e a receber muitos outros em casa, gosto muito da dinâmica, é um site em que devemos investir, se gostamos de livros.

Qual a vossa relação com os livros? O que acham dos livros electrónicos?

Sites com informação sobre a pegada ecológica dos livros em papel versus electrónicos: aqui, aqui, aqui e aqui.
Esta entrada foi publicada em Wise up com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

