Os remendos estão na moda

Hoje estive a coser e a fazer remendos numa série de roupa que andava a precisar. Não sei bem porquê, mas hoje em dia parece que tudo se descose mais facilmente… ou melhor, até sei: a forma industrial e rápida com que tudo é feito, deixa muito a desejar em termos de qualidade.

Não sei como faço, mas o que se descose mais comigo são as cuecas! Cuecas novas depressa se começam a desfazer de lado… até mete nervos! Como não costumo comprar propriamente das caras, por vezes dá vontade de ir comprar mais, em vez de as coser… mas resisto sempre à tentação do facilitismo. O facilitismo, neste caso, implica o gasto de inúmeros recursos naturais e apenas compensa o nosso bem-estar a curto prazo.

Ilustração de Sarah Lazarovic (http://longliveirony.com/).

Ilustração de Sarah Lazarovic.

Esta questão faz-me lembrar que devemos comprar pouca roupa, mas de boa qualidade, para que dure muito tempo. Como de uma forma geral cuido da minha roupa, até mesmo as cuecas baratas me duram anos! No fim da sua vida acabam como trapos para a limpeza, durando ainda mais uns anitos…

Agora, pensando na roupa de levar à rua, muito pior do que se descoser é quando se rasga ou se faz algum tipo de buraco (como costuma o meu rapaz fazer com a cinza do tabaco, nas camisas e t-shirts).

Até agora, a roupa do meu mais que tudo tem simplesmente ficado com os buraquinhos queimados… à excepção de uma camisa, em que o buraco era grandinho e acabei por retirar a marca de um lado e coser por cima do furo. Até que ficou jeitoso…

Mas, principalmente com crianças que esfolam joelhos, pode-se remendar a roupa de uma maneira divertida, fazendo com que dure mais que uma semana, ou alterar algo usado, para parecer novo.

Vejam os exemplos de aplicações e remendos de todos os tipos, que encontrei num blog em russo, aqui. Com um bocadinho de tempo e paciência, podem se fazer coisas mesmo giras, tanto para miúdos, como para graúdos! Vejam bem o exemplo da foto abaixo, não está um mimo? Nesta outra página podemos encontrar tutoriais com diferentes técnicas para passajar/remendar roupa.

Costumam coser a roupa que se estraga? 

Imagem retirada daqui.

Imagem retirada daqui.

Esta entrada foi publicada em Vida Verde com as etiquetas , . ligação permanente.

3 respostas a Os remendos estão na moda

  1. Ana diz:

    Eu também coso e remendo, às vezes invento e saem umas coisas giras. Só tenho pena de não ter mais tempo para me dedicar a estas coisas, o resultado são dois enormes sacos cheios de trabalhos em curso… Adorei o link do site russo!

  2. Ana diz:

    Eu também faço remendos, pequenos arranjos e algumas invenções na costura. É algo que gosto bastante de fazer, embora o tempo seja pouco e os trabalhos em curso se vão acumulando para além do razoável… Gostei muito do link russo, tem ideias fantásticas!

    • Salomé diz:

      Também tenho imensa pena que a vida nos leve a estar mais tempo a trabalhar em geral, para algo que muitas vezes nem nos faz sentido, em vez de fazermos mais coisas prazerosas. Também sou perita em trabalhos inacabados… cada vez mais tento começar algo que consiga acabar no mesmo dia.

Deixe um comentário