Ajudando uma abelha

Aqui há uns dias atrás encontrei um abelhão no chão, muito quietinho, numa zona com várias flores e onde, felizmente, costumam andar várias abelhas e abelhinhas.

Dado que estava muito calor e o abelhão estava muito quieto, achei que podia experimentar algo que tinha visto na Internet, para o ajudar. Tenho imenso medo de abelhas e outras que tais, mas como o bichinho devia de estar muito cansado, achei que podia arriscar.

Comigo tinha o meu amigo Miguel Cordeiro, do projecto social Empreendedor.com, que tem uma paciência “de santo” para as minhas ideias, e que se prontificou logo a ajudar-me.

Receita de bebida energética para abelhas.

Receita de bebida energética para abelhas.

Segundo o que tinha lido há uns tempos, quando encontramos uma abelha muito quietinha, não quer dizer que esteja morta ou a morrer. Provavelmente está só exausta devido ao seu árduo trabalho. Como tal, devemos misturar duas colheres de sopa de açúcar branco com uma de água e dar-lhes. Tinha visto que com uma colher facilmente lhes conseguiríamos fornecer esta bebida energética e queria mesmo experimentar.

Assim, eu e o Miguel lá conseguimos encontrar uma colher e um pacotinho de açúcar para proceder à mistura com água. Não foi possível usar as doses recomendadas, mas alguma coisa deve ter saído bem, pois o abelhãozito lá se chegou à frente e bebeu (pareceu-me, pelo menos!) o líquido doce.

O abelhão decide subir para cima da colher.

O abelhão decide subir para cima da colher.

O abelhão decidiu depois subir para cima da colher e simplesmente ali ficar. Portanto, deixámos a colher a um cantinho e fomos embora. Quando voltámos, passados uns 20 minutos, ele ainda lá estava… mas ao fim da tarde já não.

À hora do almoço decidi fazer um bebedouro para abelhas. Ainda não vi lá nenhuma, não sei se resultou, mas também não consegui ter os materiais indicados aqui. Usei um prato para vasos, de plástico castanho, e algumas pedras… como tenho esperança que algum tipo de bicho vá lá beber água, vou pondo alguma nos dias mais quentes. Deixei o bebedouro improvisado na zona onde o abelhão tinha estado, pois já numa outra vez lá tinha visto um. Achei que devia ser uma sombra concorrida, por assim dizer.

Quis ajudar o abelhão não só porque é um ser vivo – merecendo por si só ser ajudado , mas também porque as abelhas estão a morrer por todo o mundo e o seu desaparecimento vai ser uma catástrofe. Deixar de ter estes polinizadores tão importantes vai significar o desaparecimento de muitas espécies vegetais e entrarmos numa fase de muita fome no mundo – para humanos e não humanos. É assustador!

Deixo-vos alguns links, caso queiram saber mais sobre o assunto:

Já sabiam que as abelhas estão a desaparecer? O que é que acham que podem fazer para as ajudar?

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Activismo com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s