Reutilizar papel

Nas minhas limpezas de Verão tenho conseguido me desfazer de algumas coisas que não estão a fazer nada em casa. Ainda não consigo ser minimalista, mas tenho me esforçado e tenho encontrado quem dá mais valor, ou precisa mesmo, daquilo que tenho a mais.

Não me consigo desfazer das coisas simplesmente para o lixo, mesmo que o caminho seja a reciclagem. Os recursos que foram gastos com elas não podem ser assim desperdiçados. A reutilização vem sempre antes da reciclagem, pois esta ultima também tem gastos de energia e outros recursos.

Por isso é que guardo tudo quanto é frasco que me aparece à frente! A sua reutilização é fundamental para a poupança de recursos, embora o vidro até seja facilmente reciclado. Ter encontrado pessoas que produzem mel a quem dar os frascos que tinha cá em casa foi excelente. Usar frascos para guardar comida, em vez de comprar caixas de plástico, também tem sido uma boa opção, por exemplo.

Com os frascos as formas de reutilização são bastante óbvias, na maioria dos casos. Agora, com o papel… com o papel já é mais difícil de encontrar alternativas. E entra sempre tanto papel em nossas casas!

Reutilização de papel. Imagem retirada daqui.

Reutilização de papel. Imagem retirada daqui.

Felizmente existe gente criativa espalhada pelo mundo, que foi descobrindo o que fazer com papel usado e, com a ajuda do Google Images ou do Pinterest, podemos facilmente obter ideias para o que fazer ao papel que nos rodeia.

Mas vamos começar pelo básico! Tudo o que sejam folhas, papeis e papelinhos escritos apenas de um lado, servem como papel de rascunho para tirar notas, imprimir documentos, fazer listas de compras… e tudo o mais que se precisar. Podem-se prender vários recibos com uma mola e usá-los como se fosse um pequeno bloco de notas, por exemplo.

Quando uma folha A4 ou A5 está escrita dos dois lados, mas tem algumas partes em branco, costumo cortar (de forma grosseira) essas partes e juntar aos meus pseudo blocos de notas de recibos.

Revistas lidas, assim como os livros que já não queremos, podem sempre ser doados a bibliotecas, ao cabeleireiro da esquina, no Freecycle, ou vendidas em feiras de usados ou em páginas da Internet próprias para o efeito… Os jornais e folhas de revista podem ser usados para embrulhar presentes.

Quem não tiver tempo, paciência ou jeito para ir mais longe, com estas pequenas acções já estará a poupar bastante papel (ou seja, a poupar recursos naturais!). É até preferível usar papel de rascunho para fazer uma lista de compras, do que usar o telemóvel, pois este irá consumir energia.

Mas para quem gosta de trabalhos manuais, mesmo que simples, há todo um mundo de possibilidades! Tenho guardadas algumas revistas lidas para experimentar fazer envelopes. É uma das ideias que tenho em mente e parece ser muito fácil de se fazer.

Espreitem estes exemplos:

Outros exemplos de reutilização de papel:

Com um bocadinho de paciência, farei alguma coisa básica, mas gira certamente, que ideias não faltam! 😉

O que costumam fazer ao papel que vos chega às mãos?

 

Esta entrada foi publicada em Vida Verde com as etiquetas . ligação permanente.

4 respostas a Reutilizar papel

  1. krasiva diz:

    Adorei este post. Há sempre tanto papel em casa e no trabalho que se pode reaproveitar. Obrigada pelas ideias.

  2. Frugalina diz:

    Agradecida por me lembrar do freecycle!
    Há uns anos que tinha encontrado isso mas ainda não estava por cá. Fico contente por saber que agora já há no Porto

    • Salomé diz:

      Gosto muito! E é giríssimo ver como há coisas que achamos que não servem para nada e que outras pessoas usam – por vezes de formas muito criativas!

Deixe um comentário