Passar a ferro

Passar a ferroHá três anos que não passo roupa a ferro! Nem eu, nem o meu companheiro, nem qualquer outra pessoa a quem pague ou me faça o favor! Se fosse só eu, não estaria aqui a contar a história, pois alguém estaria a ter o trabalho de qualquer forma. Mas não: a minha roupa e a do meu mais que tudo simplesmente não é passada a ferro!

Sabe tão bem que nem imaginam!

Não passo a ferro a minha roupa porque:

  • gasta muita energia eléctrica;
  • gasta muita energia pessoal;
  • o tempo é um bem precioso;
  • a saúde é um bem ainda mais precioso.

Portanto, passar a ferro é mau para a saúde e para o ambiente! Logo, o melhor mesmo é evitar fazê-lo.

Não se preocupem, que cá em casa ninguém anda maltrapilho/a. Basta seguir alguns truques e “adeus ferro de engomar”!

É fácil:

  • ganhei o hábito de adquirir roupa que logo à partida não se amarrota muito (o linho está proibido de entrar em casa!);
  • ponho a centrifugação da máquina de lavar roupa a 600 ou, no máximo, a 800 rotações por minuto (mais poupança de energia! Fixe! 😉 );
  • estendo a roupa da forma mais direitinha possível: as t-shirts e camisolas são presas pela parte das axilas, ou colocadas em cabides, para não ficarem marcas visíveis das molas;
  • ao apanhar a roupa, depois de enxuta, tento esticá-la bem e dobro logo para ficar pronta a ser guardada, em vez de se amontoar “à balda” num alguidar.

São pequenos pormenores, muito simples, que nos poupam muito trabalho.

Como costumam fazer? Conhecem outros truques para que a roupa fique óptima, com menos trabalho e gasto de energia?

Esta entrada foi publicada em Vida Verde com as etiquetas . ligação permanente.

8 respostas a Passar a ferro

  1. judith diz:

    olá!
    é muito interesante! eu faço como voce, ai muitos anos que no passo o ferro e fico os mesmos trucos que voce… só tenho uns pantalons que se arremotan (e se eu soubesse antes, não compro hehe)

  2. Ana diz:

    Eu ainda passo alguma coisa, mas muito pouco – apenas algumas camisas e T-shirts que se amarrotam mais, o que resulta num total de 6-8 peças por semana, às vezes menos.
    O que noto que elimina muito bem a necessidade de passar certas peças, é o uso do secador da roupa, se a roupa for tirada assim que ele acaba de funcionar (se for deixada lá dentro, já não). Mas eu só utilizo o secador no Inverno e em caso de extrema necessidade – muitos dias seguidos de chuva ou humidade que não deixam secar a roupa na corda – por isso acabo por não usufruir grandemente desta dica e até já estive para me desfazer do secador…
    Parabéns pelo blog, que está muito interessante, vou voltar mais vezes.

    • Salomé diz:

      Acho compreensível que por vezes se tenha de usar o secador da máquina… eu tenho tendência para ter muita roupa, principalmente interior, para não me preocupar tanto com a secagem no inverno – embora cada vez mais veja que seguir a via do minimalismo seja o melhor para a saúde (mental, principalmente) e para o ambiente.

      Obrigada pela visita! 🙂

  3. Andreia Furtado diz:

    faço tal e qual como tu…. é raro cá em casa ligar ferro, só mm para camisas do ricardo e durante inverno só!

  4. Cristina diz:

    Eu tenho alguma vergonha de o dizer (então à frente da minha mãe é impensável) mas também deixei de passar a ferro! Dava por mim a ficar irritada sempre que pensava que o tinha de fazer e mais ainda depois de o fazer (porque em vez de estar a descansar, a namorar o passear estava feita parva a tirar vincos da roupa!) por isso desisti! Passo em caso de necessidade e nada mais!

    • Salomé diz:

      A minha mãe entretanto já sabe, mas faz sempre uma “cara de caso” e olha bem para a minha roupa a ver se estou “arranjada”. Somos uma nova geração de não-passadoras a ferro! ehehhe Viva a liberdade! 🙂

Deixe um comentário